domingo, 28 de julho de 2013

#Boleiros

   O Boleiro, segundo algumas definições na internet, é aquele cara que acha que joga muito futebol e fica fazendo graça e firula na cara dos marcadores, ou um cara bom de bola que fica fazendo graça com os zagueiros do time adversário, porém o Boleiro não é, necessariamente, um jogador ou técnico de futebol, não é um comentarista, nem é um torcedor fanático e também, não é um dirigente. Então, o que é um Boleiro? Boleiro, é uma pessoa, que curte futebol e fala a “sua língua”, convive muito com o esporte, e entende a mente dos jogadores, vivencia tudo o que acontece nesse meio, utiliza as roupas, o estilo, gírias, etc, podendo ser tanto homens quanto mulheres.
   O estilo dos Boleiros é muito amplo, não tem um estilo fixo, está sempre se renovando, e normalmente, cada um faz o seu. Mas geralmente o principal é se vestir bem, com roupas e acessórios de marca, brincos, anéis, pulseiras de diamante e correntes pesadas no pescoço. Esse visual meio rapper, temperado com roupas bem largas e coloridas. Só que, nos últimos tempos, a criatividade dos Boleiros tem sido bem maior: eles revezam entre o metrossexual (como é chamado o homem que gosta de se cuidar fisicamente e usar roupas da moda e cosméticos), o antenado (que segue as tendências da moda), o elegante, o rapper e o desencanado, frequentar locais famosos também faz parte do dia-a-dia dos Boleiros. Existem várias gírias nesse grupo, mas elas variam dependendo do lugar, do clube, da região, entretanto, hoje essas gírias estão se tornando muito comuns entre as pessoas “normais”, que não fazem parte desse grupo, e às vezes nem podemos mais considerar como gíria de Boleiro.
   Mas como se faz para “entrar” nesse grupo? Normalmente, quem faz parte são os jogadores de futebol, e com isso acabam envolvendo os amigos mais próximos e familiares, mas não fica restrito apenas para os jogadores profissionais, os que jogam na base, na várzea, na quadra do bairro, entre amigos acabam assumindo algumas características dos Boleiros. Formando assim, “a tribo” de Boleiros.
   Foi possível ver em nossa pesquisa que, na maioria das vezes as pessoas que fazem parte desse grupo têm apoio total da família e amigos, e não se sentem discriminados, e acham um pouco mais difícil haver discriminação com Boleiros, normalmente, apenas generalizam, acreditam que todos são mulherengos, festeiros e que gostam de arrumar confusões, mas nem todos são assim, as pessoas olham muito para o que a minoria faz que normalmente são os que estão na mídia, e julgam os outros, como se fossem todos iguais. Os membros desse grupo transitam facilmente por outros grupos, como o dos pagodeiros, funkeiros, roqueiros, entre outros. Eles não ficam restritos a apenas o seu grupo social.

E ai... você se considera um Boleiro? 
Comente aqui, deixe a sua opinião sobre o assunto.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto.
    a partir de hoje todos os boleiros sejam
    bem vindos ao novo Blog Prorrogação.

    ResponderExcluir
  2. valeu mano muito bom precisava fazer uma apresentação no colegio sobre o assunto e foi o unico site q achei q falava sobre 'boleiros' muito bom valeu

    ResponderExcluir