A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.
O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.
Brasileiro é brasileiro, sabe como é! A gente respira futebol, bebe futebol, come futebol. Dizem que é paixão nacional. Mesmo internacionalmente, somos conhecidos como o país desse esporte! Tenho certeza de que agora mesmo você já deve ter se lembrado do seu time de coração.Pode ser um time grande como Flamengo, Corinthians, São Paulo ou Palmeiras. Pode ser um time de renome nacional como Grêmio, Cruzeiro ou Coritiba. E, ainda, pode ser um time sem muita expressão como o Ceni, o Asa de Arapiraca ou até mesmo o Tuna Luso. Ou seja, já reparou que, quando a gente gosta, não tem jeito? Nosso time pode perder, ser goleado, rebaixado, rebaixado de novo e ainda assim continuamos fiéis a ele. Esse “fenômeno” ocorre por um fator muito simples. Somos fiéis porque amamos. Sem amor, trocaríamos de time.
Para todos que gostam de futebol, um feliz dia do futebol, continuem jogando, praticando esse esporte que é muito bom.
Fontes: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-do-futebol.htm
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2011/ij012011.html#12jan
Nenhum comentário:
Postar um comentário