O JOGO: Cada time é composto de onze jogadores: um é goleiro, e os demais se dividem em: jogadores de defesa, de meio campo e de ataque.
A partida é dirigida por um juiz, que chamamos de árbitro, e dois auxiliares, que chamamos de bandeirinhas. O árbitro fica dentro de campo, acompanhando tudo bem de perto. Já os bandeirinhas ficam fora de campo, capa um em uma parte da lateral do campo. Hoje, são utilizados mais dois árbitros, um atras de cada trave, para ajudar o juiz na marcação.
A partida é iniciada no centro do campo. Quando a bola sai pela linha lateral, é cobrado o tiro de lateral, ou seja, ela volta pra o jogo por intermédio do jogador do time adversário daquele que mandou a bola pra fora. Quando a bola sai pela linha de fundo, tocada pela equipe que está no ataque, é cobrado o tiro de meta, ou seja, o jogador da equipe defensora deverá colocar a bola em jogo, na maioria das vezes é o goleiro que tem esse papel. Já quando é tocada pela defesa para linha de fundo, é cobrado o escanteio pelo jogador do time adversário. O gol acontece quando a bola ultrapassa TOTALMENTE a linha de fundo entre as traves e por baixo do travessão. O gol não vale quando for feito com as mãos ou braço de um jogador da equipe atacante.
A equipe que marcar o maior número de gols é a vencedora. Se ninguém fizer gol, a partida termina empatada. O mesmo acontece se as equipes fizerem o mesmo número de gols, 1x1, 2x2 etc. Em casos de partidas decisivas o jogo vai para a prorrogação e se a partida continuar empatada é decidida nos pênaltis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário